Segundo moradores mais antigos, lá pelo ano de 1896, o lugar foi habitado primeiramente pelos Coureiros, sem portanto saber com exatidão suas origens e procedências.
Não há noticias de que havia indios na região.
Com o boato de que havia terras devolutas, O Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus sairam de Santa Rosa dos Dourados, Município de Coromandel, com a finalidade de possear da terra. Depois de muito sacrifício conseguiram chegar aqui, pois não existia estrada e tiveram de utilizar de poucas picadas existentes, porquê tudo em volta era mata. Aqui chegaram e fixaram moradia definitiva.
Logo após, as famílias Casecas, Marques e Pinheiro também sabendo da existência das terras devolutas se convergiram para cá, sendo que os Casecas se alojaram no local que hoje é a Sede Municipal e os Marques e Pinheiro desceram para mais perto da divisa com o Estado de Goiás, no lugar denominado Fazenda dos Confins.
Com a entrada destas famílias o lugar foi sendo divulgado e a notícia das terras devolutas chamou a atenção de outros posseiros, que viram uma terra fértil e cheia de riquezas naturais, tanto na fauna quanto na flora.
A caça, a pesca, a agricultura e os garimpos de diamantes e ouro foram a grande contribuição para o desenvolvimento e o progresso deste Município.
Houve uma reserva de terras devolutas para a construção do patrimônio, iniciativa tomada pelo Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus, mais ou menos em 1902 e logo após foi criado uma capela, o cemitério e edificadas um pequeno número de casas.
Antigamente o lugar era conhecido por Arraial do Boqueirão. Boqueirão, por ser um lugar muito isolado, afastado e de difícil acesso.
Quanto ao nome Douradoquara há duas versões: a primeira é que havia um enorme cardume de peixes dourados quarando sob as límpidas águas dos rios Dourados, Paranaíba e Perdizes, dando assim a origem do nome Douradoquara.
A segunda é de que um comerciante por nome Orlando Alves Dias, descrevendo o lugar como plano, alto, claro e muito exposto ao sol, perto do Rio Dourados então denominou-se de Douradoquara, parecendo ser a hipótese mais viável.
Douradoquarense, é o gentílico dos nascidos em Douradoquara.
O Distrito foi criado pela Lei nº 843 de 07 de setembro de 1923.
A Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, criou o Município Sede, tornando-o independente do Município de Monte Carmelo.
A instalação do município se deu em 01/03/1963
Fonte
Arquivo da Prefeitura Municipal, Escola Estadual Antônio Davi Ramos. Entrevista com: Dionísia Teixeira Borges e Adolfo José Davi moradores da cidade de Douradoquara.